
VANESSA PEDOTE, BRASIL
VANESSA PEDOTE nasceu em 1973, em São Paulo, Brasil.
Formada em Educação Artística no Brasil em 1994, especializou-se em Renascimento em The Florence Academy of Art, Florença, Itália, em 2002 e Arte Terapia em Accademia D´Arte Firenze, Florença, Italia.
Desde esta data, a artista plástica passou a desenvolver sua pesquisa e produção na Europa. A partir de então, apresenta seu trabalho em diversos países europeus como França, Itália, Espanha, Suíça, dentre outros, com visível influência Renascentista em suas esculturas. Em crítica italiana sua obra foi descrita como uma mescla de Renascimento e Modernismo e ficou conhecida na Itália como "Camille Claudel do século XXI".
Iniciou o seu trabalho em artes plásticas cedo. Realizou sua primeira exposição individual aos 15 anos tendo sido premiada aos 14, em exposição coletiva no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
No início de sua carreira dedicou-se a pintura e com os anos experimentou a escultura em bronze e ferro, trabalho que se destacou com força na Europa. Teve como mestre no início de seu trabalho, o artista plástico Nelson Leirner.
Trabalha sobretudo, nas cidades de Florença e Paris, nesta última tendo sido premiada por três vezes. Dentre estes prêmios, dois no Salon Nationale des Beaux Arts (SNBA), Salão do qual participa como convidada desde 2005, e é realizado no Carrousel du Louvre - Museu do Louvre, Paris.
Após ser nomeada membro em 2008 e trazer ao Brasil a representação da delegação Brasileira no SNBA, em 2012 VANESSA PEDOTE recebeu o título de 'Sócia' da Société Nationale des Beaux Arts, França - Sociedade fundada em 1861 com a ajuda de Auguste Rodin - órgão responsável pela realização do SNBA - Louvre, Salon Art Capital - Grand Palais, dentre outros eventos culturais em Paris. Primeiro brasileiro a receber este título.
Atualmente, além das esculturas, VANESSA dedica-se as telas painéis com o uso de metal reciclado fundido.
No ano de 1993 Vanessa Pedote fundou a Associação AMOR POR FAVOR - AAPF, da qual é Diretora Presidente, e responsável pela execução do trabalho com crianças carentes portadoras de câncer. A partir de então, parte da venda de suas obras é revertida ao trabalho com estas crianças.
Atualmente divide o seu tempo entre a produção de suas obras de arte e exposições, o atendimento às crianças da AAPF e em consultas particulares de arte terapia.
Foto: Renata Jubran